Caixa Econômica Federal

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é uma instituição do Governo Federal que tem por função auxiliar toda a política de crédito do país.

Elencada como o maior banco público da américa latina, a Caixa é focada nas grandes operações comerciais, além de ser o agente pagador de benefícios e operação como: FGTS – fundo de garantia do tempo de serviço, bolsa família, PIS – programa de integração social, seguro desemprego, habilitação popular e etc.

Fora tudo isso, faz o financiamento de obras públicas e privadas.

Com base nisso, portanto, iremos analisar abaixo os principais pontos sobre a Caixa Econômica Federal.

APLICATIVO CAIXA ECONÔMICA

Como uma forma de melhor o dia a dia dos correntistas, a Caixa Econômica criou o seu aplicativo celular que pode ser baixado em qualquer tablet, smartphone ou iphone.

Por meio do aplicativo, você acessa sua conta e visualiza;

  1. Extrato
  2. Saldo
  3. Realiza pagamentos
  4. Investimentos
  5. Minha conta (serviços e tarifas, meus dados, talão de cheques, poupança integrada)
  6. Recargas telefônica
  7. Transferências
  8. Pede crédito direto da caixa ou consignação,
  9. Solicitar um cartão de crédito
  10. Tem acesso a opção das lotéricas e muito mais.

Primeiro você baixa o aplicativo e cria um usuário e uma senha de 5 dígitos clicando na opção “não tenho usuário”

Lembrando que para poder acessar o aplicativo e realizar seus serviços você deverá ir até uma agência da caixa para pedir uma senha que é solicitada pelo aplicativo.

Essa senha serve como uma forma de destrancar os serviços oferecidos e é chamada de assinatura eletrônica.

Você pode saber mais em: Aplicativo Caixa Trabalhador

PROGRAMA CAIXA CULTURAL

A caixa cultural é um programa da caixa econômica que tem o objetivo de espalhar a cultura brasileira servindo assim como uma política de patrocínio.

A caixa apoia qualquer tipo de manifestação artística, arte brasileira, línguas estéticas, cultura estrangeiras (facilitando e patrocinando os eventos vindos de outros países), o intercambio e troca de experiências e conhecimentos.

Além de patrocinar os eventos futebolísticos que ocorrem no Brasil.

Então, no que tange esse programa, a caixa cultural apresenta seus regulamentos, como o seu programa de ocupação dos espações, destinado a seleção dos projetos culturais nas cidades de Brasília, Recife, Fortaleza, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Também tem os programas de apoio aos festivais de teatro e dança, o programa de apoio ao patrimônio cultural brasileiro e a bienal caixa e novos artistas.

Dessa forma, é claro analisar que fora a busca por desenvolver o país, essa instituição financeira quer também desenvolver a cultura desses milhares de brasileiros.

BENEFÍCIOS DO TRABALHADOR NA CAIXA
A Caixa Econômica Federal tem inúmeros benefícios para o trabalhador

Você pode saber mais em: http://ajudagov.com/caixa/programa-caixa-cultural/

BENEFÍCIOS DO TRABALHADOR NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

São 5 os tipos de benefício apresentados por essa rede bancária.

PIS: o programa de integração social faz com que o empregado que trabalha na rede privada tenha acesso os benefícios que são destinados por lei para ele, além de desenvolver as empresas do setor. Para os homens a idade do saque do PIS é de 65 anos e mulheres 62 anos. No caso dos aposentados é só seguir o calendário divulgado anualmente pela caixa.

O pagamento desse programa é de cunho exclusivo da Caixa e o trabalhador poderá ter qualquer informação sobre o seu PIS baixando o aplicativo caixa trabalhador.

Os motivos para que o empregado e empregador que estão cadastrados no programa desde 1971 até 04 de outubro de 1988 para sacar as cotas do seu PIS estão elencados na Lei e são os seguintes: aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, no caso de militar transferência para reserva ou reforma, neoplasia maligna (tanto do participante do programa, quanto do seu dependente), SIDA/AIDS, idoso ou portador de deficiência, as doenças que estão elencadas na portaria interministerial MPAS/MS 2.998 de 2001 e morte do participante (saldo é pago ao seu titular ou sucessor).

INSS: o instituto nacional do seguro social é a organização responsável pelos pagamentos dos benefícios e aposentadorias destinada aos empregados brasileiros com exceção dos servidores públicos.

Para ter direito a qualquer benefício da previdência social é só contribuir mensalmente para a previdência.

Terá direito aos benefícios qualquer segurado que possuir mais de 16 anos, ou os seus tutores, procuradores ou representantes legais.

O beneficiário precisa possuir um cartão magnético que é intransferível e sua senha, depois se dirigir a qualquer agência da caixa econômica, portando todos os documentos necessários.

FGTS: o fundo de garantia do tempo de serviço foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador que foi demitido sem justa causa. Para que isso ocorra é feita a abertura de uma conta na caixa que é vinculada ao seu contrato de trabalho.

Por meio dessa conta os empregadores depositam 8% do valor do salário pago ao empregado.

No caso de aprendiz o valor depositado corresponde a 2%.

Terá então direito ao FGTS todo trabalhador formal que é regulamentado pela CLT, os trabalhadores temporais, rurais, safreiros, avulsos, atletas profissionais e os empregados domésticos.

SEGURO-DESEMPREGO: o seguro desemprego é o benefício mais necessitado por alguns trabalhadores brasileiros.

Pago durante um tempo determinado em 3 a 5 parcelas o trabalhador também poderá acompanhar tudo sobre esse benefício por meio do aplicativo caixa trabalhador.

Apresentaram direito a receber o benefício aqueles trabalhadores que são formais ou domésticos demitidos sem justa causa, os pescadores profissionais durante o período defeso (período destinado a reprodução dos peixes), os trabalhadores formais que apresentam contratos de trabalho suspenso em razão de participação em programas de qualificação ou cursos oferecidos pelo próprio empregador e para aqueles trabalhadores que foram resgatados de trabalhos em que sofriam condições análogas a de escravos.

VALE CULTURA: é o programa que visa garantir o incentivo e acesso aos programas de cultura brasileira.

As empresas que fazem parte do programa emitem um cartão que é entregue aos seus funcionários que possuem CTPS assinada, no valor de R$ 50.00 (cinquenta reais) por mês.

Esse valor é acumulativo e não vence no final do mês. Ou seja, se a coisa que o trabalhador queira comprar for maior que o valor mensal é só ele juntar o dinheiro.

Esse cartão permite que o trabalhador vá ao teatro, cinema, shows, museus, espetáculos, alugue CDS e DVDS, compre revistas, jornais, instrumentos musicais.

O cartão somente é destinado aos empregados que recebem até 5 salários mínimos.

Minha casa Minha vida Caixa
Conheça os programas habitacionais da Caixa Econômica Federal

MINHA CASA, MINHA VIDA

Durante os primeiros 4 anos do programa minha casa minha vida,programa da Caixa Econômica Federal, , ofertou mais de 4 milhões de moradia para os cidadãos brasileiros.

Para o ano de 2017 houve uma facilitação para que um maior número de brasileiros conseguisse a sua casa própria.

Porém, as casas apenas são destinadas para os trabalhadores que seguem as regras do programa; receber até 3 salários mínimos, não apresentar outro financiamento em seu nome fora o do programa, não ter utilizado o fundo de garantia do tempo de serviço para a aquisição de imóvel nos últimos 5 anos e não possuir qualquer restrição de crédito.

O financiamento dos imóveis consiste no pagamento futuro em 360 meses o que equivale a 30 anos e está presente nos Estado do Nordeste, norte, sul, sudeste e centro-oeste.

As unidades habitacionais construídas em cada Estado são variáveis, por exemplo: no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2016 foram construídas 581 casas, já no Estado da Bahia no mesmo ano foram construídas 14.715 (quatorze mil, setecentos e quinze casas).

O programa segue apenas os cadastros aprovados e para que o seu cadastro seja aprovado é necessário comparecer a caixa portando alguns documentos;

  • Identidade
  • CPF
  • Comprovante de renda dos últimos 6 meses
  • A ficha do cadastro habitacional
  • Extrato atualizado do FGTS
  • Imposto de renda
  • Carteira de trabalho
  • Certidão de nascimento ou casamento (se houver)

SIMULAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS – SIMULADOR HABITACIONAL

O simulador habitacional é um sistema de simulação financeira que informa pelo próprio site as condições e os prazos de um financiamento.

Depois que termina a simulação, se você gostar do que foi apresentado pelo site é só comparecer a uma agência da caixa e falar com o seu gerente.

A simulação de empréstimo funciona da seguinte maneira; primeiro você entra no site da caixa clicando no link http://www8.caixa.gov.br/siopiinternet-web/simulaOperacaoInternet.do?method=inicializarCasoUso.

simulador habitacional caixa
Basta preencher seus dados e ver a simulação feita pela Caixa

Depois como primeiro passo deve informar os seus dados iniciais; se é uma pessoa física ou jurídica, qual o financiamento que deseja, qual a categoria e o valor aproximado do imóvel, a cidade e o Estado nos quais esse imóvel está localizado e se já possui algum imóvel na região.

Em seguida informe os seus dados; número do CPF, telefone, renda bruta da família e a data de nascimento do comprador.

Depois aparecerá as opções e os valores que a instituição poderá lhe oferecer.

Depois de escolher uma opção, aparecerá na tela todos os resultados possíveis.

Viu como é fácil financiar pela Caixa Econômica Federal?

Não perca essa oportunidade, faça a sua simulação, analise as opções e financie o seu imóvel, seja para moradia ou comercial.

programas sociais caixa econômica federal
Conheça os programas sociais da caixa econômica federal

OUTROS PROGRAMAS SOCIAIS

Fora esses programas apresentados acima a Caixa Econômica Federal possui uma enorme variedade de outros programas como:

  1. Bolsa Atleta
  2. Chapéu de palha
  3. Auxílio moradia (prefeitura de Salvador)
  4. Bolsa verde
  5. De volta para casa
  6. Farmácia popular
  7. Renda cidadã Goiás
  8. Bolsa família
  9. PETI
  10. FIES
  11. Minha casa melhor
  12. Garantia safra
  13. Projeto primeiro passo – prefeitura de salvador
  14. Programa de fomento as atividades rurais
  15. ID jovem
  16. Bolsa escola do Ipojuca
  17. Bolsa preceptores

Para mais informações é só acessar o site da caixa pelo link ao lado http://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx.

SERVIÇOS OFERECIDOS PELA LOTÉRICA FEDERAL

As lotéricas funcionam como uma extensão da caixa econômica federal e ainda há quem pense que esse estabelecimento funciona apenas para fornecer bilhete de loteria.

Negativo!

Pelas lotéricas o cidadão pode utilizar diversos serviços bancários como o pagamento de faturas, realizar saques, depósitos, pagar os boletos e cobranças do INSS ou GPS, abrir contas, solicitar extratos da conta e até recarregar o seu celular.

AGENDAMENTO MTE

Você também pode realizar diversos serviços junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, como agendamento MTE e SAA MTE GOV BR.

Basta clicar nos links para acessar nossos guias completos de como agendar seu Seguro Desemprego e sua Carteira de Trabalho e Previdência Social

PIS 2018

Você também pode saber tudo sobre o Programa de Integração Social de 2018, que foi criado para ajudar os trabalhadores com uma renda extra todos os anos.

O programa é mantido pela Caixa, e seleciona alguns trabalhadores que preencheram certos requisitos para receber um compensação financeira.

É importante que o trabalhador esteja sempre atento se tem o direito e quando será efetuado o pagamento, para receber o valor assim que disponível.

O trabalhador pode saber mais no nosso guia completo sobre o PIS 2018

Ou se você deseja apenas consultar o PIS, clique no link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *