CND Estadual SC: Consulta (ONLINE E ATUALIZADA)

CND ESTADUAL SANTA CATARINA

A Certidão Negativa de Débitos Estaduais de Santa Catarina – SC ou CND Estadual SC, é emitida pela Secretária de Estado da Fazenda do governo do qual foi solicitada.

A sua função, acaba por ser provar a não existência de pendencias ou de débitos tributários do contribuinte.

Porém, caso exista débitos ou dívidas no nome do contribuinte, a certidão negativa não ser emitida, e sim a certidão positiva de débitos, que também será expedida pela Secretária da Fazenda, de acordo com os requisitos do ato do poder executivo.

Além de que serão emitidas nos termos em que forem solicitadas, salvo o direito da Fazenda Estadual, de poder exigir a qualquer tempo as penalidades pecuniárias e os tributos que não foram lançados.

Outra modalidade da certidão positiva, é a certidão positiva com efeitos de negativa, que apresenta o mesmo efeito da negativa.

Nessa certidão, há a existências de créditos não vencidos ou aqueles cuja exigibilidade esteja suspensa ou estejam em curso de cobrança executiva que tenha sido efetivada a penhora.

No caso em específico, a certidão negativa será emitida pela Secretaria de Estado de Estado da Fazenda do Governo de Santa Catarina. E a data para a sua validade, começa a contar do dia e hora que foi realizada o seu requerimento, que poderá ser revogada a qualquer tempo pela fazenda pública.

Com base nisso, analisaremos agora como é feita a emissão da Certidão Negativa do Estado de Santa Catarina.

COMO EMITIR A CND ESTADUAL SC?

A tecnologia acaba por facilitar a vida dos Catarinenses que querem tirar a CND Estadual SC, que antes precisavam enfrentar filas e mais filas para ir aos postos de atendimento da Secretaria de Estado da Fazenda, emitir a sua certidão negativa estadual.

E hoje, esse serviço poderá ser realizado online, do conforto da sua casa, para as pessoas físicas ou para as pessoas jurídicas. É só acompanhar conosco e seguir todos esses requisitos:

É necessário, em primeiro lugar entrar no site da Secretária do Estado da Fazenda de Santa Catarina, pelo link http://www.sef.sc.gov.br/servicos/por_perfil/pessoa_fisica, depois clicar em “certidões de débitos fiscais”.

CND ESTADUAL SC SITE

Após clicar, informe o número do CPF – para pessoa física ou o do CNPJ – para a pessoa jurídica.

Em seguida, preencha o código de verificação apresentado, e se por acaso não conseguir identificar as letras ou números lá dispostos, é só recarregar, que será apresentado um novo código.

Realizado isso, confirme se todos os dados foram postos de maneira correta e clique em “buscar”.

Aparecerá a certidão, que poderá ser impressa e servir para fins de comprovação em qualquer entidade do Governo de Santa Catarina.

Por servir de comprovação em muitos órgãos, é fundamental que a CND Estadual SC seja adquirido por pessoas físicas, mas principalmente para as pessoas jurídicas, pois uma empresa só poderá realizar alguns serviços, mediante apresentado a sua Certidão Negativa de Débitos.

COMO É FEITO A SEGUNDA VIA OU CONSULTA DE AUTENTICIDADE DA CERTIDÃO NEGATIVA  DE DÉBITOS ESTADUAL – SC?

Caso por algum motivo, o cidadão tenha perdido a primeira via da sua certidão ou tenha sido extraviada, é só manter a calma, pois é possível a realização da emissão da segunda via da CND Estadual SC.

Lembrando que, para realizar a emissão da segunda via, ela deverá ainda estar dentro do prazo de validade, pois caso o contrário, não será emitido uma segunda via, e sim, uma nova certidão.

E quando um indivíduo recebe uma certidão negativa Estadual de terceiros, sejam pessoas físicas ou pessoas jurídicas, é necessário analisar a autenticidade daquele documento mostrado.

Para a realização desses dois serviços, é só acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda, e realiza-los de maneira online, fácil e bem rápido. Basta seguir as seguintes instruções: clicar no link https://tributario.sef.sc.gov.br/tax.NET/Sat.CtaCte.Web/VerificarAutenticidadeCnd.aspx, depois informar o número da certidão que deseja autenticar ou requerer a segunda via (sempre com atenção, para saber se está colocado o número correto), e pois clicar em buscar.

2 via da certidão negativa estadual sc

E pronto. A sua segunda via aparecerá para ser impressa, ou aparecerá a mensagem de autenticidade da mesma.

OUTROS SERVIÇOS

Além de requerer a certidão de débitos estaduais do Governo de Santa Catarina, o indivíduo através do “perfil cidadão”, poderá requerer outros serviços, como: Analisar processos administrativoS

  • ITCMD
  • IPVA
  • Importações
  • ICMS
  • DTEC
  • Documentos de arrecadação e pagamento
  • realizar depósitos, cauções e restrições de tributos.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a CND Estadual SC, é só nos mandar sua pergunta pelos comentários abaixo, ou por e-mail, que será respondido o mais breve possível.

Você pode saber mais sobre outros tipos de Certidões negativa no nosso gui das: CERTIDÕES NEGATIVA 

Mas você também tem a opção de ir na sede do centro administrativo do Governo de Santa Catarina, que fica localizado na Rod. SC 401 – KM 5, número 4.600. Florianópolis – SC. CEP: 88032900. CNPJ: 82 951 310 0001-56.

ou ligar para o contato geral da secretária, pelo telefone (48) 3665-2500. O horário de atendimento será apenas nos dias úteis, das 13 h às 19 horas. Ou para reclamações, ligue para a ouvidoria, pelo número 0800 6448500.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *