CND FGTS: Como consultar online (GUIA)

Para administrar uma empresa, é necessário lidar com várias situações, pois não é uma tarefa nada fácil, há vários detalhes, como a CND FGTS.

Dessa forma, as empresas ou equiparas que possuem trabalhadores com carteira assinada, devem comprovar a regularidade do recolhimento do fundo de garantia do tempo de serviço perante órgãos trabalhistas e instituições de crédito.

E essa comprovação é feita através da emissão da certidão de negativa de débitos do FGTS ou CND FGTS.

Por isso, acaba sendo um dos documentos tão importante perante a previdência social de uma empresa privada, assim como as outras Certidões Negativas.

A Certidão Negativa de Débitos também é conhecida como CRF – Consulta de Regularidade do FGTS. Uma é destinado ao empregado, e a outra para o empregador, respectivamente.

Dessa forma, analisaremos a seguir todas as informações pertinentes acerca do tema, enfatizando em como é feito sua emissão e quem pode retira-la. Fique conosco e acompanhe tudo.

cnd fgts

COMO CONSULTAR A CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS FGTS – CND FGTS?

A CND FGTS é um documento comprobatório, emitida pela Caixa Econômica Federal (que é o seu banco é o responsável).

Ela apresenta como principal objetivo servir de comprovante de ausência de pendências que envolvam o pagamento do benefício que é de direito dos empregados do regime celetista.

Com base nisso, para requerer a consulta da certidão negativa de débitos FGTS (ou como também é conhecida – certidão negativa do fundo de garantia ou CND FGTS) é simples e bem fácil.

  • Basta seguir nosso guia passo-a-passo:

Consulta CND FGTS – EMPREGADOR

  1. Para fazer a consulta de certidão de regularidade do empregado, pelo empregador, deve-se acessar o site da caixa pelo link https://www.sifge.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp.                                                              cnd fgts site
  2. Em seguida preencha os dados necessários, como a inscrição (CNPJ ou MEI), em seguida digitar o CNPJ apenas com o traço (/), sem pontos.
  3. Preencher o código verificador na caixa.
  4. Clicar em Consultar CND FGTS
  5. Você será direcionado para a consulta FGTS com o histórico de certidões
  6. Em seguida basta o empregador imprimir e guardar o papel junto com os outros da empresa.

Consulta CND FGTS – EMPREGADO

  1. Para fazer a consulta pelo empregado, deve-se entrar no link https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01                                        
  2. Em seguida deve-se informa o número do PIS ou do PASEP. Se esse for o primeiro contato de cadastro, deverá inserir o número do NIS e procurar a opção “cadastrar senha”.
  3. Caso contrário, basta clicar em OK e consultar sua CND FGTS
  4. Por último, é só realizar sua impressão, que poderá ser feita em qualquer papel, pois na própria certidão já a confirmação de autenticidade do documento.

Lembrando que a certidão apresenta apenas um prazo de validade de 30 dias, após isso, deverá ser emitida uma nova certidão.

O QUE É FGTS?

Para entender o que é a CND FGTS, primeiro o cidadão deverá entender o que é o FGTS.

O FGTS é um benefício da justiça do trabalho destinado aos trabalhadores que estão sob o regime da CLT e que equivale a 8% do salário do empregado, no qual é depositado de forma mensal em uma conta vinculada a Caixa Econômica Federal.

O não pagamento em dia desse benefício, causa ao empregador sérios problemas perante a justiça do trabalho.

Para realizar o saque do fundo, o empregado deverá ser demitido sem justa causa pelo empregador, ou afastado por graves motivos de saúde.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço apresenta também uma certidão, e como funções ela tem; comprovar o desemprego ou para sacar o saldo inativo do benefício.

Então, voltando em relação a empresa, para que a mesma apresente total regularidade com a Previdência Social e o fundo de garantia do tempo de serviço, é preciso que todos os pagamentos dos trabalhadores estejam descontados com o percentual correto.

Em relação aos 8%, o valor é destinado a uma conta na caixa.

E o trabalhado poderá analisar todo mês se está correto seus depósitos, para evitar quaisquer tipos de problemas futuros.

quem pode tirar cnd fgts

QUEM PODE TIRAR A CERTIDÃO A CND FGTS?

Qualquer trabalhador que já trabalhou com carteira assinada poderá emitir a CND. Assim como, se não conseguir emitir pela internet, a certidão também pode ser retirada nas agências da Caixa Econômica.

Apenas é necessário o preenchimento dos requisitos ditos acima; o trabalhador já ter sido empregado com carteira assinada, e o empregador ter depositado de forma correta seu percentual mensal.

MAS O QUE É A CRF OU CND FGTS DO EMPREGADOR?

A CRF – Consulta de Regularidade do Empregador é como é chamada a certidão do empregador, ou seja, ela analisa através de consulta via internet, a situação da empresa diante do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

É popularmente conhecida como CND FGTS do empregador

Apresenta 30 dias de validade e quando não for possível a sua emissão, a empresa poderá regularizar sua situação por meio de um serviço chamado “regularidades FGTS”.

É destinado exclusivamente aos empregadores que estão cadastrados no sistema do FGTS, pelo número do CNPJ ou do CEI.

As condições para sua obtenção sempre serão; estar quite com todas as suas obrigações junto ao fundo (tanto no aspecto financeiro – pagamentos das contribuições impostas, firmeza das informações do empregador – procedimento de contribuições em dia com as regras vigentes).

Como por exemplo o pagamento de quaisquer empréstimos que apareçam com recursos destinados ao fundo de garantia do tempo de serviço.

DIFICULDADES TÉCNICAS AO TIRAR SUA CND FGTS

Como muitos outros sites do governo federal, o site da Caixa Econômica Federal também apresenta alguns problemas ao tirar sua Certidão Negativa de Débitos do FGTS.

O principal deles é apresentar uma lentidão exagerada no site da Caixa. Neste caso não há muito o que se fazer, apenas continuar tentando até haver menos pessoas tentando acessar o SITE.

Outra dificuldade é aparecer “Empresa não cadastrada”.

Este problema se dá por algum problema da Caixa em repassar para seus bancos de dados o CNPJ de algumas empresas, impossibilitando a empresa de tirar sua CND FGTS.

Neste caso, deve-se ir diretamente ao Banco da Caixa e pedir ajuda diretamente a um servidor, aonde será guiado e o problema será resolvido.

Se apareceu qualquer outro problema, deixe um comentário abaixo que nossa equipe ou outro leitor que passou pelo mesmo problema poderá ajudar no seu problema.

Você também pode verificar mais sobre CND aqui.

Pode também entrar em contato diretamente com a gente.

Related Post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *