CND PESSOA FÍSICA: Consulte aqui (ONLINE)

CND PESSOA FISICA

Existem várias certidões negativas de débitos e cada uma apresenta uma finalidade específica, como a CND PESSOA FÍSICA.

Existindo também, a certidão negativa da receita federal, do fundo de garantia do tempo de serviço, a trabalhista, a federal, a estadual e até a municipal. Ou seja, cada momento, existe o seu determinado documento.

A certidão negativa de débitos pessoa física confirma a inexistência de dívidas no nome da pessoa física da qual foi inserido o número do CPF. Porém, se possuir alguma pendência fiscal ou financeira, é recebido para você o tipo de pendencia descrita em seu nome.

A grande novidade é que a tecnologia está ajudando cada vez a população e os órgãos que podem realizar sua emissão sem precisar sair do conforto da sua casa. Você só seguirá a opção de ir emiti-la presencialmente se o serviço não estiver disponível de forma online.

As certidões negativas de débitos de pessoa física – CND Pessoa física trazem então o detalhamento das informações do cidadão e a sua data de validade (180 dias). Após essa data, será necessário, uma nova emissão.

E a certidão pode ser pedida para a pessoa física em diversos casos como; para sair do país, para a compra e venda de imóveis e automóveis, espólios, para realizar algum financiamento e etc.

Lembrando que mesmo que você tenha ciência que seu nome está limpo, é bom realizar a consulta da pessoa física no site da receita federal ou em órgãos de proteção ao crédito, pois apresenta um caráter de comprovação. Então, o documento garante a inexistência de pendencias e de ações criminais, cíveis, federais e etc.

Mas nos casos em específico para consulta da CND Pessoa física, não aparecerá em uma mera consulta de CPF, deverá ser diretamente no órgão responsável.

CND PESSOA FISICA

COMO RETIRAR A CND PESSOA FÍSICA

Os serviços realizados para pessoas físicas pelo site da receita federal são:

  • Emitir certidão
  • Emitir a segunda via de certidão
  • Consultar pendências
  • Confirmar autenticidade de certidão
  • E por último, analisar orientações gerais.

No caso, focaremos então em como será  realizada a sua emissão.

  1. Em primeiro lugar, é necessário entrar no site da receita federal para emitir a sua certidão de débitos relativos a créditos tributários federais e à dívida ativa da união.
  2. Entrando no link a seguir http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSPO/Certidao/CndConjuntaInter/InformaNICertidao.asp?Tipo=2CERTIDÃO NEGATIVA PESSOA FISICA SITE
  3. Em seguia é só digitar o número do seu cadastro de pessoa física (que devem conter necessariamente 11 dígitos numéricos) e em seguida os caracteres de verificação. Ao final, clique em “consultar”
  4. A certidão, automaticamente será exibida se nos órgãos federais, o indivíduo não possuir pendencias em seu nome.

Você também pode se dirigir pessoalmente até a receita federal da sua cidade e retirar a CND Pessoa física pessoalmente com algum servidor público, visto que as vezes o sistema online apresenta erros.

IMPRESSÃO DE CERTIDÃO E SEGUNDA VIA DA CND PESSOA FÍSICA

Para realizar a impressão da CND PESSOA FÌSICA pela internet, é recomendado que o usuário configure a página do seu navegador em alguns padrões específicos: o tamanho do papel tem que ser folha 04, a opção deve ser de retrato, e as margens, zeradas.

E as certidões permitidas para emissão de segunda via pelo site da receita federal são:

  • As negativas e as positivas com efeitos de negativa emitidas a partir da data de 03 de novembro do ano de 2014 e que ainda estejam dentro do seu período de validade.
  • As certidões conjuntas da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e da Receita Federal do Brasil, que foram emitidas até o dia 02 de novembro de 2014, mas que estejam dentro do seu período de validade.
  • E as certidões específicas de contribuições previdenciárias emitidas até o dia 02 de novembro de 2014.

CERTIDÃO DE REGULARIDADE FISCAL

A certidão de regularidade fiscal para muitos é desconhecida por esse nome, mas para a maioria é chamada de certidão negativa da pessoa física, ou CND Pessoa Física.

Ela é solicitada quanto aos débitos inscritos ou não na dívida ativa da união e é destinada exclusivamente as pessoas físicas.

A certidão de regularidade fiscal poderá ser retirada facilmente pela internet, mas se isso não ocorrer são necessários alguns documentos para retira-la na unidade de atendimento do contribuinte no prazo de 10 dias.

Os documentos são:

  • o requerimento de certidão de débitos
  • documento de identificação oficial (original ou cópia autenticada) do contribuinte e do seu representante legal
  • se tratando de espólio, apresentar original ou cópia autenticada da certidão de óbito e do documento que comprove a legitimidade do solicitante
  • procuração (original ou cópia autenticada), se for o caso
  • comprovação da regularização das pendências; demonstrativo do montante parcelado, caso seja optante por parcelamento não consolidado.

Você também pode saber de outros tipos de certidão no nosso guia: http://ajudagov.com/cnd/certidoes-negativa-cnd-consulta-e-tipos/

Gostaram do tema apresentado?

Ficou alguma dúvida sobre cnd pessoa física?

Se sim, é só nos mandar a sua pergunta pelos comentários abaixo ou por e-mail, que será respondido o mais breve possível e encaminhado a sua caixa de entrada.

Ou poderá mandar uma mensagem pelo “fale conosco” da receita federal, pelo link http://idg.receita.fazenda.gov.br/contato/fale-conosco/cidadao/cnd, preenchendo apenas o seu nome, CPF, e-mail, Estado, Cidade e o teor da sua mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *