Benefícios do INSS

São dezenas de benefícios apresentados pelo INSS. Se fossemos falar de todos seria preciso de inúmeras outras páginas.

Como sabemos que a população apresenta preferência por alguns, iremos explicar quais são e mostrar todos os requisitos para a sua concessão.]

Conheça os Benefícios do INSS:

  • Aposentadoria

Dentro da aposentadoria, existem várias outras espécies que dela derivam.

A aposentadoria especial é aquela que tem como amparo os trabalhadores que exerceram atividade laborativa em locais que ameaçam sua integridade física ou sua saúde.

O tempo de trabalhador para conceder o benefício varia de 15 a 25 anos. O tempo exato é dado com base no tipo de atividade que você exercia.

previdência social

Para requerer a aposentadoria especial é necessário apresentar um documento que comprove a sua exposição a algum agente considerado pela lei como nocivo. Esses agentes podem ser químicos, físicos ou biológicos.

A aposentadoria por idade é pedida a partir dos 65 anos de idade para o homem e dos 60 anos de idade para a mulher. Fora a idade, é preciso que os dois tenham cumprido o período mínimo de contribuição, denominado como período de carência. Esse período equivale a 180 meses.

É possível nesse tipo a entrada do fator previdenciário, mas, desde que ele favoreça o trabalhador.

A aposentadoria por tempo de contribuição já é outra modalidade que leva em conta o tempo que o trabalhador passou contribuindo para a previdência social.

Para os homens é necessário, 35 anos de contribuição e para as mulheres, 30 anos. Portanto, como o que se leva em conta é o tempo de contribuição, não há que se falar em idade mínima.

Além de que esse tipo de aposentadoria pode ser concedido e mesmo assim o cidadão continuar trabalhando.

Por fim, a aposentadoria por invalidez é destinada aos trabalhadores que sofreram alguma doença ou acidente decorrentes do seu exercício laboral. E a partir disso não puderam mais trabalhar ou ser reabilitado.

Lembrando que para ganhar essa aposentadoria é necessário realizar uma perícia para que o médico confirme o laudo e encaminhe ao INSS.

Fora que o pagamento do benefício é dado enquanto perdurar a enfermidade, por isso, a perícia acontece obrigatoriamente de 2 em 2 anos.

benefícios aposentadoria

Caso você não realize a atualização de perícia, o benefício pode ser cancelado.

  • Pensão por morte

Esse benefício é um pouco diferente, já que quem o recebe não é o segurado/contribuinte, diferente dos demais.

Nesse caso, o segurado faleceu, com isso, será encaminhado à família do trabalhador o direito de receber os valores que futuramente seriam dele.

O único requisito para a família receber o benefício é que no momento da morte, o cidadão não tenha parado de contribuir, ou seja, esteja em pleno exercício das suas atividades de contribuinte.

  • Auxílio-acidente

O auxílio-acidente é dado ao cidadão que sofreu um acidente que lhe deixou sequelas, mas não incapacitado para exercer a atividade laborativa, já que, se isso ocorrer, o benefício adequado seria a aposentadoria por incapacidade.

Para ter direito ao benefício, você deve estar na qualidade de segurado e será deixado de ser pago quando o trabalhador se aposentar.

Portanto, mesmo que o cidadão volte ao trabalho, continua a receber o benefício, como um meio de lhe ajudar por ter reduzido sua capacidade.

previdência social

  • Salário-maternidade

Benefício concedido as mamães que acabaram ter seus filhos ou realizaram o procedimento de adoção.

O salário-maternidade dura um período de 120 dias.

No caso das empregadas celetistas, o benefício é pago pelo empregador, que em momento posterior será ressarcido pela previdência social.

Em caso de dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários abaixo.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *