Como consultar a Carta de Concessão (ONLINE)

Carta de Concessão ONLINE

A previdência social apresenta inúmeros benefícios (como salário maternidade, aposentadorias, auxílios e outros), que se adequam de acordo com a necessidade do contribuinte, e todas elas são concedidos através da Carta de Concessão.

Portanto, é um documento que tem por objetivo informar o beneficiário se o seu benefício foi concedido ou não, de informar sobre o banco em que escolheu e que será o responsável pelo pagamento, quando e como será emitido seu benefício, entre outros pontos.

Com base nisso, fique conosco e acompanhe todas as informações pertinentes e necessárias para requerer o seu documento.

COMO ACESSAR A CARTA DE CONCESSÃO VIA INTERNET?

Para que você não precise ficar esperando a seu documento chegar, poderá acessa-la pela internet. É muito simples, e basta seguir os seguintes passos para visualiza-la:

Primeiro é necessário ter as informações referente ao número do benefício, e seus dados pessoais (nome, sobrenome, data de nascimento, número do registro geral e do cadastro de pessoa física).

Portando ou sabendo dessas informações é só acessar o portal ‘Meu INSS’ da previdência social, pelo link https://meu.inss.gov.br/central/index.html.

Entrando no site, procure o nome “carta de concessão”.

Carta de Concessão site
Clique no botão selecionado.

Após clicar, preencha o seu CPF mais o código de segurança que é informado pelo site e pronto! Você já terá acesso a sua carta de concessão. E pelo site também é possível realizar a emissão de uma segunda via.

Porém, se esse for o seu primeiro acesso ao portal, clique na opção ao lado esquerdo e realize o seu cadastro, arrastando a caixa até o final, aonde é possível ver: “Cadastre-se”.

cadastro carta de concessão
Preencha todos os dados corretamente para ter acesso a seu documento

O cadastro é efetuado mediante o preenchimento de todos os dados, conforme a imagem abaixo. Depois de preenchido todos os dados, será feito uma série de perguntas, como por exemplo:

  • Empresas que você já trabalhou
  • Ultimo benefício recebido
  • Ultima contribuição para o INSS
  • Valor das contribuições

Por isso é importante que você tenha todos os seus documentos em mãos, pois caso erre as perguntas, será necessário se dirigir até o posto de atendimento do INSS e realizar o cadastramento da sua senha pessoalmente.

PROBLEMAS NA CARTA DE CONCESSÃO INSS?

Como órgão responsável por administrar os benefícios, a previdência social traz a possibilidade de o beneficiário imprimir sua carta de concessão pela internet, telefone ou pessoalmente.

Ou seja, poderá realizar esse serviço, do conforto da sua casa e em poucos minutos.

Mas, se por algum motivo, não conseguir imprimir, o mais aconselhável será que o beneficiário anote todas as informações que contiverem no documento, sem esquecer do número do seu benefício INSS.

Depois o segurado da Previdência pode ir ao posto de atendimento mais perto da sua casa, e verificar pessoalmente com algum servidor público da Previdência Social.

Lembrando que o primeiro pagamento do benefício só poderá ser realizado 15 dias após a aprovação do mesmo, ou seja, não será instantâneo.

SITUAÇÃO DO SEU BENEFÍCIO

A situação do beneficiário, poderá ser encontrada em 3 modalidades, e é necessário que você saiba o que cada uma significa.

  1. Habilitado; quando o benefício estiver habilitado, significa que está sendo analisado pelo INSS, assim como, toda a sua documentação e todos os detalhamentos essenciais.
  2. Concedido; o benefício concedido, foi aquele que após estar habilitado, fora aceito pela previdência social. Você então, receberá uma carta, no prazo de 20 a 30 dias pelo endereço informado pelo cadastro da previdência social e através dela, é possível a emissão do primeiro saque do valor a ser recebido. Os saques ocorrerão de forma mensal, ou seja, será dada uma renda a esse contribuinte.
  3. Indeferido; o benefício foi analisado, porém, por algum motivo, problema, erro de dado, ou de informações prestadas, o mesmo não foi aceito.

INFORMAÇÕES PERTINENTES

Válida para todos os benefícios do INSS, como aposentadoria, salário maternidade, pensão por morte, auxílio acidente, auxílio doença, entre outros, a carta de concessão traz consigo informações precisas e extremamente úteis.

Nela é possível saber o valor a ser recebido pelos pagamentos mensais; em que lugar esses pagamentos serão realizados; se o seu requerimento foi ou não concedido; analisar o demonstrativo do cálculo de renda; conferir se os pagamentos estão sendo realizados com base no cálculo estabelecido pelo INSS e muito mais.

E se por acaso, houverem divergências em relação a valores, é necessário marcar uma revisão junto à previdência social, pois é o único órgão que poderá explicar o ocorrido.

Mas, de qualquer forma, é dever e direito do cidadão verificar se suas informações estão corretas, e no caso de irregularidade, exigir sua revisão.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto?

É só mandar sua pergunta para a nossa equipe pelos comentários abaixo ou por e-mail. Além de que você tem a opção de ligar para a central de atendimento do ministério do trabalho, pelo número 135.

Você também pode saber mais sobre a Previdência e os seus benefícios no nosso guia: Guia da Previdência Social e INSS 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *