DETALHAMENTO DE CRÉDITO INSS

Os benefícios do INSS são pagos e administrados pela Previdência Social que oferece aos seus beneficiários um portal para facilitar a utilização de alguns serviços.

Nesse portal, é possível encontrar diversas opções de serviços como; emitir o extrato ISS, o extrato de pagamento, analisar a situação do benefício, o extrato para declaração do imposto de renda e o detalhamento de crédito INSS.

O detalhamento de crédito que é um benefício emitido pela Previdência Social, traz ao usuário informações sobre o extrato de pagamento de benefício previdenciário.

No qual é possível que se tenha acesso a esse auxílio desde o momento do início da contribuição para a previdência que pode ser realizado por qualquer cidadão.

O momento que conta para o início da contribuição é após assinada a carteira de trabalhador pelo empregador.

Além de que outros benefícios também estão ligados a esse momento no decorrer do tempo de serviço (afastamento médico ou auxílio doença) ou após ter cerceado a atividade (aposentadoria).

Com base nisso, iremos analisar a seguir as principais peculiaridades sobre o detalhamento de crédito INSS.

Fique conosco e acompanhe.

detalhamento de credito

QUAIS AS INFORMAÇÕES PRESENTES DO DELHATAMENTO DE CRÉDITO INSS?

 Ao ser emitido o detalhamento de crédito INSS, é possível que se visualize várias informações contidas dentro do extrato que são as seguintes:

  1. O número do benefício
  2. O nome do segurado que realizou a emissão
  3. O mês de referência ao pagamento – chamado de competência.
  4. O período referente ao crédito
  5. O pagamento
  6. A espécie do benefício
  7. Qual o banco, agência bancária e o código da agência
  8. O endereço do banco
  9. A data disponível para o recebimento do benefício
  10. E por último, os valores a receber (valor bruto, valor dos descontos e valor líquido).consultar detalhamento de credito inss

COMO CONSULTAR O DETALHAMENTO DE CRÉDITO INSS

O detalhamento de crédito pode ser consulta de forma online pelo meu INSS, apenas é preciso que o beneficiário tenha em mãos o número do RG, CPF e um comprovante de residência.

E seguir os passos abaixo:

  1. Primeiro, acesse o site meu INSS pelo link https://meu.inss.gov.br/central/index.html.
  2. Depois procure a opção “extrato previdenciário – CNIS” no rol que fica localizado ao lado esquerdo da tela.
  3. Se já possuir um cadastro com senha é só informa lá junto ao número do cadastro de pessoa física e o código verificador obrigatório.
  4. Porém, se não possuir a senha cadastrada, clique na opção “cadastre-se”. Siga os passos e finalize ele e entre no sistema.

Observações:

  • Se o usuário digitar algum dado errado é possível ocorrer divergência no detalhamento de crédito INSS impedindo a realização do cadastro, por isso preste muita atenção na hora de digitar e releia todos os dados antes de confirmar para evitar problemas futuros.
  • Após realizado o cadastro com a senha digitada é necessário que o usuário ligue para a central de atendimento da previdência pelo número 135 para poder autentica lá. O atendente fará algumas perguntas e você deverá confirmar suas respostas.
  • A impressão do detalhamento de crédito deve ser feita em uma boa qualidade para evitar qualquer problema de leitura quando for pedida.
  • Se houver qualquer problema ao realizar a ligação para autenticar a senha do cadastro é preciso que o beneficiário compareça pessoalmente a agência do INSS mais próxima.
  • A realização do processo de detalhamento de crédito é rápida e demora em média 10 minutos. Mas é muito comum ocorrerem problemas durante a realização do cadastro. Se isso ocorrer, tente o serviço em um outro momento que seja de preferência em um horário não comercial.

OUTRAS FUNCIONALIDADES DO SITE MEU INSS

Fora o detalhamento de crédito INSS, o site do meu INSS apresenta outras funções como emitir extratos de pagamentos e informar o rendimento do INSS, que serão explicados abaixo;

O Extrato do INSS pode ser feito de forma bem simples, basta que seja realizado um cadastro no site https://meu.inss.gov.br/central/index.html, após escolher a opção “extrato previdenciário”. Nesse cadastro informe os seus dados pessoas e crie uma senha. Feito isso poderá acessar o seu extrato.

Esse serviço também pode ser feito pelos caixas eletrônicos, basta que utilize o cartão e senha do recebimento do benefício.

Já o informe de rendimento do INSS é um documento que mostra detalhadamente um extrato para declarar o seu imposto de renda – IR.

Você pode saber mais sobre os benefícios da Previdência Social em  nosso Guia completo

Ficou alguma dúvida sobre detalhamento de crédito INSS? É só mandar sua pergunta para a nossa equipe pelos comentários abaixo ou por e-mail.

Você também terá a opção de ligar para a central de atendimento da previdência social pelo número 135.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *