EXTRATO INSS

Um dos documentos emitidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social é o Extrato INSS.

Esse documento apresenta a função de comprovar a renda dos aposentados ou pensionistas e também serve para permitir que esses segurados participem de benefícios que garantem imunidade tributária e descontos no IPTU – Imposto predial territorial urbano.

Através do INSS você também consegue acompanhar todas as contribuições já realizadas para a previdência social e visualizar quanto tempo falta para se aposentar. Além de poder analisar os requisitos para a concessão de outros benefícios.

Com base no assunto, iremos analisar a seguir as principais peculiaridades sobre o Extrato INSS.

PASSO A PASSO DE COMO CONSULTAR O EXTRATO INSS

A consulta do Extrato INSS é simples, rápida e gratuita. Basta seguir os passos abaixo:

  1. O primeiro passo é acessar o site da previdência social através do link https://meu.inss.gov.br/central/index.htmlextrato inss
  2. Depois que entrar na página inicial, observará uma coluna que fica localizada a esquerda da página em que apresenta todos os serviços INSS, basta então que procure a opção “extrato previdenciário (CNIS)”.
  3. Após clicar nessa opção, clique em fazer login e você será redirecionada para outra página, e em seguida você deve inserir seu CPF e senha.
  4. Se você não possui cadastro, siga para o próximo passo.                           login extrato inss
  5. Se não possuir o cadastro, clique em “cadastre-se” e informe o número do CPF, data de nascimento, nome, nome da mãe, estado de nascimento e ao final clique em “próximo”
  6. Em seguida será realizada uma série de perguntas sobre seus benefícios, como o ultimo lugar que trabalhou, ou quantos anos contribuiu. (Lembre-se de ter todos os seus dados ao alcance da sua mão.
  7. Após ter sua senha, basta voltar a página principal e clicar novamente em extrato previdenciário.

Emitir o detalhamento de crédito (extrato INSS) de forma online é a forma mais segura que existe, pois todos os documentos são gerenciados pelo sistema MEU INSS em parceria com o Ministério do Trabalho e previdência social.

Antigamente existia também outra forma mais rápida de emitir o extrato INSS que é através do site da previdência social http://sipa.inss.gov.br/SipaINSS, bastava que informasse o número do PIS, NIS ou da carteira de trabalho, a data de nascimento do beneficiário, nome completo, número do CPF, código de segurança e clicar em “visualizar”.

Porém, agora todos os trabalhadores e contribuintes da Previdência devem entrar pelo Meu INSS. Você pode saber mais sobre o sistema no nosso guia: MEU INSS: Benefícios e Extratos [ONLINE e ATUALIZADO]

Se os beneficiários possuírem conta no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal podem verificar o extrato pelo próprio serviço bancário disponibilizado pelos caixas eletrônicos ou pelo Internet Banking.

QUEM PODE CONSULTAR O EXTRATO INSS?

Pode consultar o extrato INSS, qualquer pessoa física que recebe o benefício da aposentadoria ou que receba qualquer outro benefício como auxílio doença, salário maternidade, pensão por morte, abono salarial, afastamento médico, auxílio acidente e etc.

E a consulta do extrato também é necessária para comprovar o recebimento em casos de financiamentos, como um método de conferência de pagamento, ou em casos de entrada para a compra de carros ou imóveis

QUAL A FINALIDADE DO EXTRATO INSS?

Os beneficiários do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social apresentam alguns privilégios como descontos no pagamento do IPTU, no serviço de água e esgoto, preferência em aprovações de créditos bancária, aprovações em instituições de empréstimo a juros baixos e etc.

Para ter esses privilégios o segurado precisa apenas retirar o seu extrato INSS e comprovar o recebimento do benefício.

Fora essas opções de privilégios, o documento traz a possiblidade do contribuinte consultar como anda a situação do seu benefício, se está sendo realizado de modo correto, na data correta, se os valores descontados pelo empregador estão certos e etc.

QUAIS SÃO AS INFORMAÇÕES QUE CONSTAM NO EXTRATO INSS?

Pelo Extrato INSS é possível observar uma série de informações como:

  1. O valor bruto do benefício, ou seja, sem nenhum tipo de desconto.
  2. O valor líquido (a renda final depois de terem sido realizados todos os descontos, incluindo os débitos de empréstimos consignados se existir e o desconto do imposto de renda).
  3. A comprovação e verificação dos valores pagos.
  4. O total de contribuição previdenciária.
  5. A data do primeiro recebimento.
  6. Os dados cadastrais do beneficiário.
  7. E o vínculo de emprego e remuneração.

EXTRATO DE VÍNCULOS E CONTRIBUIÇÕES – DETALHAMENTO DE CRÉDITO

Caso você ainda não seja um aposentado, mas deseja saber como anda suas contribuições para que possa calcular quanto tempo ainda falta para ter a concessão desse benefício, é muito fácil e não precisa que você saia do conforto da sua casa para isso.

Basta que entre no site do MEU INSS para realizar a consulta do seu Extrato INSS.

A consulta é feita através de um documento chamado Extrato de Pagamentos, Vínculos e Contribuições. E é por meio dele que será apresentado o detalhamento de crédito e o vinculo empregatício que o empregado já possuiu antes de ter adquirido algum benefício.

Esse documento apresenta como informações; o nome do empregador, o período de trabalho que fora realizado, a remuneração dos últimos empregos, as contribuições realizadas para a previdência social e etc.

Para acessar o Extrato de Pagamentos, Vínculos e Contribuições basta entrar no link https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/faces/pages/perfil.xhtml e clicar na opção INSS. Em seguida preencha o número do CPF, a unidade orgânica, senha e clique em “enviar”.

cnis inss

Todas essas informações registradas no DATAPREV ficam guardadas no CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Já para aqueles que são correntistas do Banco do Brasil o serviço poderá ser feito através do site oficial do banco, clicando na opção “previdência social” que ficará no menu.

Se o serviço for feito pelos correntistas da Caixa Econômica Federal, é só acessar a internet banking e clicar na opção “extrato previdenciário”.

EXTRATO INSS PARA EMPRESA

As empresas ao contratarem o empregado poderão oferecer a ele o pagamento da aposentadoria, mesmo que o funcionário não tenha carteira assinada. Nesse tipo de caso, a contribuição para a previdência social deverá ser realizada mensalmente.

Já para outros casos, se o empregador quiser consultar se algum dos seus empregados já estão aptos para se aposentar ou quanto já foi realizado de contribuição no tempo em que aquele empregado esteva na empresa é só emitir o extrato INSS para empresa.

Esse documento é emitido pelo GPS – guia da previdência social e não pelo Extrato INSS, e é permitir verificar o recolhimento de contribuições sociais e previdenciárias por parte de pessoas físicas, empresas, ou empresários que são participantes do regime MEI – microempreendedor individual.

Através desse documento é possível visualizar uma series de itens como:

  • Os depósitos realizados pelo contribuinte
  • Os relatórios de pagamentos pendentes
  • As informações sobre parcelamentos
  • As pendencias perante a Receita Federal do Brasil
  • Informações sobre como regularizar a situação do contribuinte
  • E os valores que foram pagos para realizar a conferência.

COMO CONSULTAR O CNIS PARA EMPRESA

Iremos analisar a seguir como emitir o extrato INSS para empresa.

Em primeiro lugar é necessário acessar o site oficial da Receita Federal clicando no link ao lado: http://gps.receita.fazenda.gov.br/. Em seguida, escolha a opção de CNPJ ou do CEI e preencha o identificador, a competência, senha e o código de segurança. Ao final clique em “consultar” e pronto.

extrato inss empresa

Além de que é possível solicitar para o INSS que a guia seja enviada através dos correios para os empregadores que efetuarem o pagamento do benefício para os seus empregados.

E se os valores dos benefícios forem superiores a R$ 1.000 (mil reais), o empregador deverá pagar esses valores diretamente em uma instituição bancária, pelas lotéricas ou através de depósitos nos caixas eletrônicos.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O EXTRATO INSS E A CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS?

O extrato INSS é um documento que serve para que se possa conferir os dados do contribuinte e o histórico de contribuição.

Já a CND – certidão negativa de débitos tem como função principalmente para as empresas analisar se há regularidade nos recolhimentos do contribuinte.

Para emitir a CND INSS ou a certidão positiva com efeitos de negativa é só acessar o link da receita federal http://cnd.dataprev.gov.br/cws/contexto/cnd/cnd.html e informar o número do CNPJ ou CEI e clique em “consultar”.

extrato inss e cnd inss

A CND também poderá ser solicitada de forma presencial em qualquer unidade da Receita Federal do Brasil.

Depois de ter sido realizado a solicitação do documento, ele apresentará um prazo de 10 dias para ser enviado.

Você pode saber mais sobre o assunto em: CNS INSS: Emitir e Consulta (AQUI)

TABELA e calendário de pagamento INSS

Uma das formas que o segurado também possui para conferir se o seu benefício INSS além do Extrato INSS, está sendo pago de maneira correta é conferir o calendário de pagamento do ano em vigência.

Lembrando que a cada ano o calendário de pagamento é modificado. Então, será utilizado como critério de ordem de pagamento do benefício o número do seu cartão benefício.

E através dessa data estabelecida pelo calendário de pagamento você poderá verificar a consulta do seu saldo e quanto irá receber naquele ano, programando então toda a sua vida.

Em relação aos pagamentos, eles variam conforme o valor que é recebido por cada segurado. Se for até um mínimo, o benefício será recebido primeiro, no início do mês, mas se os valores forem acima de um salário mínimo, o pagamento apenas será feito pelo meio do mês.

Já a tabela INSS, é outro importante meio de auxílio para o beneficiário, pois através dele é possível analisar todas as datas disponíveis para pagamento.

E caso o dia efetuado para o pagamento caia em um feriado, o benefício somente será pago no dia útil subsequente.

Se ficar alguma dúvida sobre o texto mande sua pergunta para a nossa equipe pelos comentários abaixo ou por e-mail.

Você também terá a opção de obter informações ou agendar atendimentos através do portal da previdência social ou pela central de atendimento, ligando gratuitamente de qualquer telefone ou celular para o número 135.

O horário de funcionamento da central de atendimento será das 7 horas às 22 horas de segunda a sábado.

Você pode saber mais sobre a Previdência Social e Extrato INSS, no nosso guia completo: Guia do INSS (BENEFÍCIOS E CONSULTA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *