PORTAL DO SERVIDOR MA

Desenvolvido como um meio de facilitar a vida do servidor, o Estado do Maranhão criou um portal onde compilou as principais atividades destinadas aos seus servidores.

Já que era preciso dar uma maior acessibilidade a esses trabalhadores que compõem a estrutura do Estado.

De acordo com dados, são mais de 110 mil funcionares que podem ter acesso a sua renda. Sendo que, desses 110 mil, mais de 30% são inativos (aposentados e pensionistas) e 70% são ativos.

Claro que, o portal pode ser utilizando pelos outros cidadãos que podem se manter informados sobre as notícias do Estado.

Esse site também apresenta um enorme acesso mensal devido possuir a opção de emissão de contracheque e para imprimir o contracheque o servidor precisa apenas de um login, no qual irá colocar o número do seu cadastro de pessoa física e a senha.

Mas, explicaremos abaixo o passo a passo de como realizar esse acesso e entre outras atividades.

EMISSÃO DE CONTRACHEQUE NO PORTAL DO SERVIDOR MA

Os contracheques não são mais impressos, dando ao servidor a opção de visualiza-los ou retira-los de forma online e muito simples.

Primeiro, ele acessará a página ao lado http://www.portaldoservidor.ma.gov.br/ e procurará em serviços a opção ‘contracheque’, após clicar na opção, colocará no espaço pedido o número do seu CPF e a sua senha.

Portal do servidor MA

Depois de visualizar o contracheque, você tem a opção de imprimir o contracheque, basta apertar “ctrl-p”.

E se não possuir cadastro é só procurar na própria página a opção ‘solicitar nova senha de acesso por e-mail’. Em seguida você faz a matricula e recebe a nova senha por e-mail.

E para autenticar o contracheque, é só procurar também na página a opção de autentica-lo.

É tudo bem simples e autoexplicativo.

Então, como foi possível perceber, o contracheque realizado de forma online, gera uma maior segurança ao servidor que não precisa se preocupar com fraudes, erros ou extravios.

O serviço apresenta a segurança e rapidez que ele merece, pois no passado era preciso esperar a forma impressa e isso demandava um enorme tempo.

APLICATIVO DO PORTAL DO SERVIDOR MA

O Estado Maranhense é empenhado em agradar sua população e para isso, buscou aperfeiçoar seus serviços, trazendo o portal do servidor em forma de aplicativo.

É aquela história, o que é bom, pode ficar melhor.

aplicativo portal do servidor ma

Para que você consiga baixar o aplicativo é muito simples, ele está disponível para android ou IOS, basta que procure na sua barra de pesquisa da loja de aplicativos pelo nome ‘portal do servidor do maranhão’.

Aceite os termos de uso e instale.

Os serviços disponíveis pelo aplicativo são os mesmos apresentados pelo site;

  1. Contracheque
  2. Ficha Financeira
  3. Clube de descontos
  4. Imposto de renda
  5. Consulta de processos
  6. Ouvidoria
  7. Notícias e muito mais.

Em uma escala de 0 a 5, o aplicativo recebe 4,4 estrelas. Então, desempenha normalmente suas funções.

Para evitar problemas futuros, tenha em seu celular um antivírus, pois você irá acessar informações que contenham dados pessoais.

E fora isso, sempre atualize todas as versões novas apresentadas, essas atualizações são enviadas para correção de alguns pequenos erros que são encontrados no app.

 

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

Outro serviço muito utilizado pelo servidor é o calendário de pagamentos disponibilizado pelo portal.

Para ter acesso ao calendário de pagamento é só clicar no link ao lado http://www.portaldoservidor.ma.gov.br/calendario_completo.php?mes=11&dia=4.

contracheque do portal

Os dias destinados a disponibilização do contracheque, serão sempre os 2 primeiros dias do mês.

Já para o 13º salário, é destinado duas datas. A primeira ocorre no mês de julho, no dia 2 e última no mês de dezembro, no dia 15.

CONTATOS COM O ESTADO DO MARANHÃO

É claro que o servidor pode realizar suas atividades e tirar dúvidas no próprio site do portal do servidor.

Mas, há quem necessite ou não tenha acesso a internet e precise de um contato pessoal. Não tem nenhum problema.

Para realizar esse contato é só se dirigir até a capital do Estado, São Luís, na Avenida Jeronimo de Albuquerque, edifício Clodomir Milet, Bairro Calhau.

Uma segunda opção dada para os maranhenses é tirar suas dúvidas por meio dos telefones (98) 3131 – 4191 ou (98) 3131 – 4192.

PROBLEMAS PARA ACESSAR O PORTAL DO MARANHÃO

Como todo meio eletrônico, o portal as vezes apresenta alguns problemas.

Esses problemas são gerados por conta do enorme acesso a página, já que no Estado do Maranhão existem milhares de servidores, pois só com o pagamento dessa classe, são gastos anualmente 6,4 bilhões, ou seja, é muito servidor.

Mas, voltando, quando uma página eletrônica recebe muito acesso, ela apresenta alguns problemas como travar ou não carregar.

Dessa forma, o mais aconselhável é tentar o acesso em um outro momento, que de preferencia seja em um horário não comercial, pois as chances de funcionarem é maior.

Em caso de dúvidas, mande sua pergunta pelos comentários ou entre em contato com o Estado.

Você também pode consultar os outros portais em: PORTAL DO SERVIDOR: GUIA COMPLETO

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *